Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O Conflito de 1923

O Conflito de 1923 Andréa Silva de Fraga Dilza Porto Gonçalves Giovanni Mesquita   O conflito de 1923 faz parte de mais um dos episódios de guerra, pelos quais os riograndenses ficaram reconhecidos por sua bravura e contestação política. Porém, se pode dizer que foi uma das guerras civis mais sangrentas de sua história, perdendo    [...] continue lendo.

Guerra Federalista de 1893

O artigo Revolução Federalista de 1893 e suas consequências para o Rio Grande do Sul, de Thaís Schmidt Salgado Vaz de Castro e Cyro de Barros Rezende Filho busca através da influência do positivismo dentro das escolas militares, a proclamação da república e os governos do Marechal Deodoro e Floriano Peixoto explicitar a repercussão da    [...] continue lendo.

Revolução de 1930

O livro   Regionalismo e Centralização Política: Partido e Constituinte nos Anos 30, coordenado por Ângela de Castro Gomes, analisa o período imediato pós Revolução de 1930, desde o processo de transição do regime de força instituído com o Governo Provisório, para o regime de direito, caracterizado pelo governo constitucional do pós-34. Disponível também no link:    [...] continue lendo.

Guerra dos Farrapos

A dissertação de Letícia Rosa Marques intitulada José Marianno de Mattos: conquistas e desafios de um mulato carioca na Revolução Farroupilha (1835-1845) analisa a trajetória de José Marianno de Mattos na Revolução Farroupilha (1835-1845). Carioca, militar e mulato, o personagem que é objeto de estudo deste trabalho estabeleceu-se nos mais altos cargos, durante o movimento    [...] continue lendo.

Guerra contra o Paraguai

Daniel Porciuncula Prado, em seu texto Guerra do Paraguai as duas vertentes  historiográficas apresenta um breve histórico do contexto internacional do período onde evidência os interesses ingleses na região e sua influência na guerra. Além de trazer a discussão historiográfica sobre a temática, com a visão positivista do autor Teixeira Mendes em seu livro A Guerra    [...] continue lendo.

A Guerra da Cisplatina

O artigoPoder naval e política externa do Império do Brasil no Rio da Prata  (1822-1852), de Francisco Doratiato, analisa a política do Império Brasileiro no Rio da Prata de 1822 a 1852, destaque nesse período para a Guerra da Cisplatina, e como foi respalda pela Marinha Imperial. Artigo disponível no site http://www.revistanavigator.com.br  (Publicação da Diretoria    [...] continue lendo.

Revolução de 1930

O livro Regionalismo e Centralização Política: Partido e Constituinte nos Anos 30, coordenado por Ângela de Castro Gomes, analisa o período imediato pós Revolução de 1930, desde o processo de transição do regime de força instituído com o Governo Provisório, para o regime de direito, caracterizado pelo governo constitucional do pós-34. Disponível também no link:    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS