Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Tempos de carnaval no cotidiano dos Clubes Sociais Tabajara e Mocidade : etnografia das memórias dos habitantes negros de Encruzilhada do Sul

A dissertação de Daiana Hermann, Tempos de Carnaval no cotidiano dos clubes sociais Tabajara e Mocidade: etnografia das memórias dos habitantes negros de Encruzilhada do Sul, é um estudo antropológico, que segundo as palavras da autora, reflete sobre a construção e reelaboração da memória coletiva acerca dos espaços de  sociabilidade negra constituídos a partir do    [...] continue lendo.

Páscoa ou Semana Santa

PÁSCOA OU SEMANA SANTA   A Pascoa ou Semana  Santa é o conjunto de elementos culturais espontâneos europeus ligados a textos bíblicos   ORIGEM DA PALAVRA PASCOA   Páscoa vem do hebreu Pessach que significa a passagem da escravidão para a liberdade O Pessach simboliza o fim da escravidão do povo judeu no Egito e    [...] continue lendo.

Congadas

As congadas são manifestações populares de origem africana, de cunho católico em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Segundo Reginaldo Gil Braga, a expressão Congadas foi disseminada por Mário de Andrade, no entanto em cada região elas recebem denominações diferentes, como por exemplo, em Osório o nome é Maçambique e em Tavares é Ensaio de    [...] continue lendo.

Manifestações Culturais

 Quando pensamos as festas e manifestações populares no Rio Grande do Sul, associamos ao conceito de  cultura proposto por Clifford Geertz, que acreditamos ser mais abrangente. Para Geertz, “(…) que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise;    [...] continue lendo.

Terno de Reis

No artigo Experiências, saberes e fazeres – possibilidades de articulação entre universidade e culturas locais, Cleusa Maria Gomes Graebim e Rejane Silva Penna problematizam o conceito de globalização e abordam as culturas locais  como campo de conhecimento e as estabelecem relações com a universidade. O enfoque do artigo são as manifestações no Terno de Reis,    [...] continue lendo.

Festa junina

A partir de um olhar um pouco mais atento sobre as fotografias do acervo da biblioteca Glaucus Saraiva, da FIGTF podemos observar diferentes formas de festejar os santos católicos no mês de junho no Rio Grande do Sul. Embora, sejam consideradas festas tradicionais católicas, as festas juninas sofrem alterações em cada localidade do estado. Podem    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS