Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

AÇORIANOS: colonização e imigração

No artigo Colonização e Imigração, de Dante Laytano, publicado nos anais do IV Simpósio Nacional de Professores Universitários (ANPUH), em 1969, o autor faz uma breve revisão bibliográfica sobre o Colonização açoriana, indica as principais fontes de pesquisa disponíveis naquele momento e discorre sobre a história dos açorianos em território do Rio Grande do Sul.    [...] continue lendo.

As imigrações no século XIX

As imigrações no século XIX A imigração organizada no Estado iniciou oficialmente no atual município de São Leopoldo, em 1824, com a chegada de algumas famílias de imigrantes. A partir desse momento, chegaram vários grupos de origem germânica, que se instalaram em diferentes localidades. A princípio, a imigração no Rio Grande do Sul servia como    [...] continue lendo.

Os Negros

No artigo Os Quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas, Ilka Boaventura Leite procura enfocar o quilombo como conceito antropológico para discutir suas atuais implicações teóricas e políticas, principalmente no que diz respeito ao quadro atual de exclusão social no Brasil. Ver esse texto também no site: http://ceas.iscte.pt/etnografica/ O livro RSNegro, organizado por Gilberto Ferreira da    [...] continue lendo.

Os Açorianos

Em seu texto Açorianos no Rio Grande do Sul: a identidade açoriana nas obras de cronistas, viajantes e historiadores sul-riograndenses, Beatriz Franzen mostra dados e informações fornecidos pelos cronistas e documentos dos séculos XVIII e XIX que interferiram na construção identitária dos açorianos no Rio Grande do Sul. A autora reforça que a presença açoriana    [...] continue lendo.

O Gaúcho e a Estância

Gaudério (gaúchos primitivos) Introduzida pelo invasor europeu o gado equino, muar e bovino encontram na região da Pampa o ambiente excelente para o seu desenvolvimento. Os conflitos entre as facções alienígenas espalham a gadaria pelas estepes sulinas. Alcançando milhões de cabeças essa fauna tece em torno de si uma nova cadeia alimentícia e produtiva. Com    [...] continue lendo.

Ocupação Portuguesa

Colônia do Sacramento No artigo Colônia do Sacramento: a situação na fronteira platina no século XVIII, Fabricio Pereira Prado analisa os vínculos sociais e comerciais existentes entre os habitantes de Sacramento e os de Buenos Aires. Para o autor, os habitantes de Sacramento materializavam uma fronteira múltipla onde coexistiam espanhóis, portugueses e diferentes grupos indígenas.    [...] continue lendo.

Tropeirismo

Tropeirismo Segundo Vera Barroso, em “O tropeirismo na formação do Sul”: “O vocábulo “tropa” tanto pode significar um grupo de pessoas como de animais em movimento, ou articulados por uma atividade. Aqui é tomado no sentido econômico, referindo-se a animais domésticos.” (BARROSO, 2006, P.172). Os tropeiros tanto podem tocar animais até um destino como aproveitando-se    [...] continue lendo.

As Missões Jesuíticas

As Missões Jesuíticas  Por quase trezentos anos depois da chegada de lusos e europeus, trazendo seus escravizados africanos, no território houve disputas de fronteiras. No coração desses conflitos os povos primordiais. A concepção “civilizatória” dos jesuítas disseminou por todo o cone sul as chamadas Missões Jesuíticas. Esse modelo produtivo, político social por duzentos anos dominou    [...] continue lendo.

Primeiros habitantes

Primeiros habitantes  Ao contrário do que se pensava até bem pouco tempo, o Rio Grande do Sul é formado por diferentes grupos étnicos que compõem as várias identidades dos gaúchos. Neste sentido, mostra-se um pouco da história de alguns grupos que deram origem ao Rio Grande do Sul. Iniciamos, então, com o texto sobre “Os    [...] continue lendo.

Os principais grupos povoadores do Rio Grande do Sul

Os principais grupos povoadores do Rio Grande do Sul Sabemos que o Rio Grande do Sul tem uma formação étnica e cultural heterogênea. Para entendermos as histórias que compõem as identidades dos gaúchos é preciso conhecer um pouco sobre seus grupos constituintes. Neste contexto, mostramos alguns  grupos indígenas, que foram também os primeiros povoadores do    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS