Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MEMORIAL DOS FESTIVAIS: arquivos organizados

memo post

    Quando se completa 10 anos da morte do cantor e intelectual Edson Otto é com grande orgulho que entregamos o MEMORIAL DOS FESTIVAIS DE MÚSICA NATIVISTA ao povo do Rio Grande do Sul. Trabalho executado pelo museólogo Rodrigo de Oliveira Schneider, que organizou em 60 caixas de arquivo mais de 22 mil documentos    [...] continue lendo.

Ciranda Musical Teuto-Riograndense

Ciranda Musical Teuto-Riograndense Taquara – RS – Brasil 1972 – 1996 A Ciranda Musical Teuto-Riograndense é considerada, dentre os eventos nativistas, um festival histórico. Sua primeira edição ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de maio de 1972 na Sociedade Cinco de Maio de Taquara, por iniciativa do poeta Eldo Ivo Klain (1931 – 2011),    [...] continue lendo.

Festival Vozes do Jacuí

Festival Vozes do Jacuí São Jerônimo – RS – Brasil O Festival Vozes do Jacuí é um dos mais novos eventos de musica nativista do estado. Voltado em sua linha às manifestações da cultura rio-grandenses se divide em duas etapas: Etapa Regional: Participam dessa etapa os compositores e intérpretes que tenham nascido ou que residam    [...] continue lendo.

Um Canto para Martín Fierro

Um Canto para Martín Fierro Livramento – RS – Brasil Um Canto para Martín Fierro é um dos festivais de músicas de grande repercussão no Rio Grande do Sul. Identificado com a cultura crioula do estado e da América Latina, tem como objetivo, preservar os usos e costumes característicos do pampa gaúcho. Realizado em Sant’Ana    [...] continue lendo.

Tertúlia Musical Nativista

Tertúlia Musical Nativista Santa Maria – RS – Brasil A primeira Tertúlia Musical Nativista aconteceu em 1980 e se manteve em atividade até o ano de 1999, retomando sua trajetória em 2011. Evento de grande importância na consolidação do movimento nativista, deu notoriedade às tendências musicais e à poesia da região central do Rio Grande    [...] continue lendo.

Tafona da Canção

Tafona da Canção Osório – RS – Brasil A Tafona da Canção Nativa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo com produção do CTG Estância da Serra. Teve sua primeira edição no ano de 1989 e foi o festival que incentivou compositores e intérpretes à pesquisa e    [...] continue lendo.

Seara da Canção Gaúcha

Seara da Canção Gaúcha Carazinho – RS – Brasil A Seara da Canção Gaúcha é um dos mais representativos festivais de nosso estado. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, além da grande receptividade de músicos, público e crítica, possibilitou expressão para os temas do planalto médio gaúcho e de projeção folclórica. Valorizou músicos e    [...] continue lendo.

Ronco do Bugio

Ronco do Bugio São Francisco de Paula – RS – Brasil O Ronco do Bugio aconteceu pela primeira vez no ano de 1986, com a peculiaridade de ser temático na questão ritmo: o Bugio.  Apontado por muitos como o único ritmo autenticamente gaúcho, o evento em seus primórdios acontecia durante a semana, com intensa participação    [...] continue lendo.

Reponte da Canção

Reponte da Canção São Lourenço do Sul – RS – Brasil No ano de 1984, aconteceu em São Lourenço do Sul a primeira edição do Reponte da Canção, festival que se tornaria um dos maiores e principais eventos nativistas do estado do Rio Grande do Sul. Tendo como cenário a Lagoa dos Patos, o evento,    [...] continue lendo.

Ponche Verde da Canção Gaúcha

Ponche Verde da Canção Gaúcha Dom Pedrito – RS – Brasil O Ponche Verde da Canção Gaúcha é um dos festivais mais queridos do Rio Grande do Sul. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1986, no antigo Cine Glória, com grande sucesso. Da 2ª à 16ª edição teve como sede o Ginásio Municipal de    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS