Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

24ª Vigília do Canto Gaúcho: doação ao acervo discográfico FIGTF

Capa CD 24 VIGILIA

O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, recebeu para seu grande acervo discográfico o CD da 24ª Vigília do Canto Gaúcho, evento realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2014, em Cachoeira do Sul, no comando do Festival a sempre incansável Vera Prade e sua competente Comissão Organizadora, o    [...] continue lendo.

CHAMAMÉ

Tese de Doutorado de Fernanda Marcon  ”Soy El Chamamé: os desdobramentos do conceito de gênero musical a partir da etnografia sobre o chamamé na mesopotâmia argentina e grande Buenos Aires”. Link: Chamamé – Entre Rios a Buenos Aires

Gildo de Freitas (1919-1982) – O Trovador dos Pampas

GILDO SITE

Gildo de Freitas  - O Trovador dos Pampas “Aqui descansa um gaúcho que honrou a tradição”  da Música Pedidos de um gaúcho Leovegildo José de Freitas (Porto Alegre), nasceu em 19 de Julho de 1919 e faleceu em 4 de dezembro de 1982. Era filho de uma rio-grandense com um uruguaio que plantava e vendia    [...] continue lendo.

100 ANOS DO PRIMEIRO DISCO GRAVADO EM PORTO ALEGRE E A CASA A ELECTRICA (1913-2013)

Cem anos atrás teve início na cidade de Porto Alegre a sua primeira gravação de disco fonográfico. Acontecimento que tornou a capital gaúcha uma das quatro cidades da América do Sul a gravar e produzir discos fonográficos (“chapas”), proporcionando-lhe destaque no ramo da produção musical. Link para a pesquisa:  História do Disco em Porto Alegre    [...] continue lendo.

Museu do Som Regional: História e Constituição do Acervo

CARIMBO MUSEU

  O Museu do Som Regional está integrado à Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e mantêm um acervo de aúdio/imagem com mais de trinta mil títulos incluindo fitas K7, CD’S, LPs (discos de vinil) e DVDs. O acervo está dividido em coleções de obras referentes a musicalidade riograndense; uma hemeroteca especializada em música    [...] continue lendo.

Teixeirinha (1959 – 1985)

Texeirinha

Na dissertação de mestrado “Canta meu povo: uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)”, de Francisco Alcidez Cougo Junior, segundo o resumo do próprio autor, o trabalho aborda a produção musical do  compositor e cantor Teixeirinha durante sua atuação no mercado fonográfico. Nos cinco capítulos da dissertação, o autor procura analisar o    [...] continue lendo.

Letras Cifradas

Vento Norte Querência Amada Pilchas Pialo de Sangue Meu Pago Gaudêncio Sete Luas Baile do Sapucay Céu, Sol, Sul, Terra e Cor Cantiga de Ronda  

Quem Somos

Idealizado pelo Professor Cláudio Knierim e o advogado, jornalista e cantor Edson Otto, o museu teve seu começo numa grande campanha de doação de discos de acetato, realizada por prendas e peões do Movimento Tradicionalista Gaúcho que, com grande sucesso e repercussão de mídia, resultou no número significativo de aproximadamente 5.800 LP’s. Com o intuito    [...] continue lendo.

Um Canto para Martín Fierro

Um Canto para Martín Fierro Livramento – RS – Brasil Um Canto para Martín Fierro é um dos festivais de músicas de grande repercussão no Rio Grande do Sul. Identificado com a cultura crioula do estado e da América Latina, tem como objetivo, preservar os usos e costumes característicos do pampa gaúcho. Realizado em Sant’Ana    [...] continue lendo.

Tafona da Canção

Tafona da Canção Osório – RS – Brasil A Tafona da Canção Nativa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo com produção do CTG Estância da Serra. Teve sua primeira edição no ano de 1989 e foi o festival que incentivou compositores e intérpretes à pesquisa e    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS