Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Açorianos

O texto de Véra Lucia Maciel Barroso intitulado Os Açorianos no Rio Grande do Sul aborda a presença açoriana no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII. Apresenta também aspectos da cultura açoriana presentes na cultura regional. Permite vislumbrar a importância doa açorianos na formação social e cultural do estado. Disponível também no link:    [...] continue lendo.

Portugueses

 Jogos tradicionais e legado histórico dos descendentes portugueses em Rio Pardo-RS de Miria Suzana Burgos, Martha Helena Segatto Pereira, Gabriela Biquelini e Neri Saldanha Filho apresenta o legado da cultura lúdica açoriana através de jogos tradicionais como pegar, esconde-esconde, bocha, jogar bola, canastra, carrinho, boneca, dominó, bolita e vaca parada.

Indígenas

O artigo Sobre martírios e curas medicina e edificação nas reduções jesuíticoguaranis sec XVII de Eliane Cristina Deckmann Fleck aborda o envolvimento dos missionários jesuítas com o atendimento de indígenas enfermos, entendido como prática que confere sentido e relevância ao apostolado e através da qual alcançam sua edificação pela salvação das almas dos indígenas. O empenho    [...] continue lendo.

Negros

O texto As classificações étnicas e as terras de negros no sul do Brasil  de Ilka Boaventura Leite aborda a questão da terra dos negros desde a ocupação territorial da região Sul e sua relação com os outros grupos étnicos. A autora trabalha com duas perspectivas étnicas para a região sul: a pluriétnica e a dicotômica,    [...] continue lendo.

Alemães

Dilza Pôrto Gonçalves em sua dissertação de mestrado intitulada  A memória na construção de identidades étnicas: um estudo sobre as relações entre “alemães” e “negros” em Canguçu discute as relações interétnicas, abordando questões referentes a identidades germânicas diferenciando no interior do grupo denominado “alemães”, as categorias “pomeranos” e “alemães legítimos”, a partir da Congregação Luterana    [...] continue lendo.

Italianos

O artigo Um olhar antropológico sobre fatos e memórias da imigração italiana de Maria Catarina Chitolina Zanini objetiva, a partir de uma análise antropológica, refletir sobre a forma que os imigrantes italianos, que se dirigiram para a região central do estado do Rio Grande do Sul, em finais do século XIX, conduziram a colonização local    [...] continue lendo.

Poloneses

Aline Carlise Slodkowski e Álvaro Luiz Heidrich no artigo Territorialidade polonesa em Guarani das Missões/RS objetivam trazer alguns apontamentos que norteiam e interligam as representações culturais relacionadas à imigração polonesa no município de Guarani das Missões/RS, resgatando os traços que a marcaram, os processos de territorialização, a construção e manutenção identitária, as referências e as    [...] continue lendo.

Judeus

O artigo Judeus de bombachas: marcas de gênero na imigração judaica no Rio Grande do Sul de Bruna Krimberg Von Mühlen e Marlene Neves Strey partem do pressuposto que a imigração impulsiona mudanças de atitudes, valores e identidade entre outros aspectos, referentes às relações de gênero. A partir de uma análise documental de entrevistas com    [...] continue lendo.

Açorianos

O primeiro nome dado à região atualmente ocupada por Porto Alegre foi o de Porto de Viamão, ainda no século XVIII. Nessa época, ainda não havia um núcleo urbano, e os estancieiros da região usavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo. A região, conhecida como campos de Viamão, ainda    [...] continue lendo.

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore    |     Desenvolvido pela PROCERGS